quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Morte de Alguns Matemáticos

 Nossos importantes mestres matemáticos tiveram uma morte trágica. Vamos ver a seguir como se deu a morte de alguns desses renomados.


Tales de Mileto: 


Este renomado matemático, 624 ou 625 a.C, morreu asfixiado pela multidão ao sair de um espetáculo.

Arquimedes

O autor do On spirals, saudoso Arquimedes foi assassinado por um soldado romano

Eratóstenes
Eratóstenes,285 - 194 a.C, matemático, bibliotecário e astrônomo grego, suicidou-se deixando-se, morrer de fome


Hipátia

Hipátia (ou Hipácia) de Alexandria,matemática e filósofa neoplatônica, nascida aproximadamente em 355 e assassinada em 415. Hipátia ser uma filósofa pagã (num meio predominantemente cristão) é tido como um dos fatores que contribuíram para que fosse assassinada. Porém, historiadores modernos ressaltam que Hipátia morreu por ter sido envolvida em uma disputa política local e não por qualquer tema ligado ao "relacionamento entre ciência e religião. Outros dizem que foi lapidadapor um grupo pde exaltados, em Aluxandria.


Evariste Galois

Évarist Gallois , 25 de outubro de 1811 e falecido em 31 de maio de 1832.  Morreu num duelo com a idade de 20 anos. Tendo crescido durante um período de grande agitação social e política, colocou-se, repetidamente, no centro de controvérsias, o que não apenas o afastou de sua brilhante carreira, como também acabou por levá-lo a uma morte prematura.



Pitágoras
Pitágoras, 582 a. C – 497 a. C, foi assassinado, em Tarento, durante uma revolução.

0 comentários:

Postar um comentário